A série Yakuza (Parte 1)
** Postagem que fiz recentemente no Instagram sobre a franquia de jogos Yakuza. Esta é a parte 1, pois pretendo, futuramente, escrever algo melhor sobre ela. Algo original aqui do blog.
Olha... Desde 2015, que foi quando comprei meu PS4, posso dizer que não cheguei a jogar muitos jogos. Tenho vários, mas não chega perto de 1/4 do que tem disponível para o console.
Muitos jogos nos quais tenho muitas horas jogadas marcaram todos esses últimos seis anos: Final Fantasy XV, Street Fighters V, Soulcalibur VI... Porém, se alguém me perguntar qual jogo mais me marcou mesmo, serei obrigada a responder que foi a franquia Yakuza, mais o spin-off Judgement.
Tudo bem, tem toda a romantização em cima da yakuza, mas é uma imersão enorme nas coisas do Japão. O cenário, o visual das pessoas em cada época em que se passam os jogos (Yakuza 0 nos anos 80), as comidas (comer nos restaurantes para encher a barra de vida é como você ir a um e ficar na dúvida do que escolher)... É muita coisa.
Eu estou maravilhada com a franquia. Eu desenvolvo afeição pelos personagens. Protagonistas que ganham sua admiração, vilões memoráveis. E os plot twist então? Foi cada um que me fez soltar um "put* merd*, não acredito".
Lógico, tem alguns jogos da franquia que tem histórias um pouco mais fracas que outras, mas se você jogar todos seguindo a ordem cronológica e não a de lançamento deles, não tem como pular qualquer um deles, seja também pela questão de jogabilidade (alguns deles são remaster do PS3).
Quando comecei a jogar, o Kiryu não me chamava muita atenção, mas a cada jogo que eu terminava (atualmente estou jogando o 5), mais e mais eu vinha a gostar dele. E o Majima então? Majima é aquele amigo doido que ajuda você dos jeitos mais inusitados. No 4 e 5 jogamos com vários personagens. Foi no 4 que eu conheci o Saejima (no Zero ele só aparece em flashback). Saejima é aquele grandalhão que fala com objetividade e tem um coração de ouro. Já postei muita coisa do Majima com corações, mas o Saejima se tornou meu personagem favorito ❤️
Enfim, Yakuza é uma franquia que me marcou (e ainda preciso jogar o 6 e o 7). Ela até me traz de volta a vontade de aprender japonês e, quem sabe um dia, poder conhecer o país.
Comentários
Postar um comentário