1º Campeonato de Fighting Game da E.E. Ernestina Loureiro Miranda

Olá, pessoal! Tudo bem? Espero que sim.

Hoje, com grande prazer, venho trazer informações sobre o 1º Campeonato de Fighting Game da E.E. Ernestina Loureiro Miranda que aconteceu nesta quinta-feira, 23/06/2022. Só um aviso antes de ler. Para os leigos no quesito fighting games, no texto teremos algumas informações específicas do jogo como nomes dos personagens e termos, por exemplo.


Tudo começou com um projeto que apresentei na escola antes de a pandemia começar e atrapalhar o ano letivo. Coloquei a ideia no papel e protocolei na escola, porém, ficou engavetado aqui comigo. O tempo passou e voltamos à escola, este ano como uma fazendo parte do Programa de Ensino Integral. Dentro desse programa, há as matérias que são diversificadas. Uma delas é a eletiva, cujos temas devem se basear nos projetos de vida dos alunos.

Como vários alunos colocaram que queriam ser youtubers, gamers, desenvolvedores de jogos, vi a oportunidade de colocar meu projeto em prática. Apresentei a ideia, foi aceita e aí veio o momento de escrever a ementa da eletiva. Escrevi todas as informações, planejei o que seria feito em cada aula e falei para os alunos que o projeto para nossa culminância seria organizar um campeonato de fighting game. No início ainda não havíamos decidido qual jogo usar.

Em uma das aulas, levei meu PS4 para apresentar alguns fighting games para os alunos, mas dentro de duas só deu tempo de mostrar o Street Fighter V e o Dragon Ball FighterZ. De início, disseram que seria legal jogar Dragon Ball no campeonato devido à facilidade em realizar alguns golpes especiais graças à mecânica do jogo. Porém, um tempo depois, acabamos por escolher o Street Fighter V mesmo.




As aulas foram passando. Trabalhamos com habilidades que podemos desenvolver através dos games, algumas envolvendo os valores que citamos no tema da eletiva, como por exemplo o trabalho em equipe, empatia, respeito etc. Junto das habilidades, trabalhamos as questões sobre como trabalhar com o Youtube e os games. Essa parte foi feita com a ajuda do DioRod (link do Youtube, link do Twitter, link na Twitch), que gravou um vídeo respondendo a algumas perguntas sobre o assunto.


Trabalhamos questões de preconceito, machismo e homofobia na comunidade dos games. Os alunos tiveram que fazer pesquisas sobre o assunto, procurando casos, anotando e produzindo cartazes sobre o assunto. Nessa parte pudemos trabalhar os valores também.


Rotinas de estudo também foram trabalhadas. Muitos deles gastam muitas horas em jogos como Free Fire, por exemplo. Então estudamos através de vídeos do Youtube como se organizar melhor. Produziram agendas semanais com os horários para escola e diversão.


Na segunda etapa da eletiva, estudamos como é produzido um jogo de videogame: as etapas de produção, a função de cada integrante da equipe. Não daria tempo de trabalhar parte de programação, mas os alunos criaram conceitos de jogos (roteiros, ilustrações de personagens, ideias para cenários).


Na última etapa, vimos como são organizados torneios, tanto os on-line como os presenciais. A partir daí, começamos a colocar as ideias para o nosso no papel. Com isso feito, fizemos um campeonato teste entre os alunos da turma. Vimos o que deu certo e o que deu errado, calculamos o tempo que gastaríamos para um determinado número de alunos participarem.

Depois disso, começamos a preparar o material para o dia da culminância. Inclusive, abrimos um período de inscrição, pois teríamos tempo para apenas 32 jogadores participarem. 66 alunos se inscreveram, sendo 15% meninas. Fiz o sorteio e gravei um vídeo para que nenhum aluno alegasse que coloquei os "favoritos" para jogar. O link para ele eu deixei disponibilizado com a lista de sorteados. feito o sorteio, divulgamos o sorteio das chaves.


-----------------------

O dia da culminância chegou. A escola nos deu três aulas para preparar a sala. Colocamos as carteiras nas laterais da sala e as cadeiras ao centro para fazer de conta que era uma arquibancada. Nas carteiras e nas paredes, fizemos exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.


Frente à lousa, colocamos a TV (uma TV grande por sinal), carteiras para limitar a aproximação dos alunos e outra para o console. Em uma das carteiras, colamos as chaves com os nomes dos jogadores.


Quando se deu o início das apresentações das eletivas, os alunos competidores começaram a chegar junto com alguns que iriam apenas assistir. Neste momento, alguns alunos da minha turma estavam encarregados de indicarem os lugares para sentar e chamar os jogadores para as partidas. Porém, neste momento ocorreu algo que eu meio que já esperava que aconteceria. Estes alunos com tarefas específicas saíram escondidos e foram para as outras eletivas. Devido a isso, precisei assumir algumas funções e distribuindo outras para novos alunos. Tínhamos alguns chamando jogadores que ainda estavam andando pela escola, uma me ajudando com as anotações nas chaves, um "cameraman". Felizmente, levei minha caixinha de som com microfone. Sem ela, eu não teria conseguido apresentar as partidas.

As partidas começaram meio bagunçadas. Alguns alunos faltaram, não quiseram mais jogar ou optaram por ficarem em suas respectivas eletivas. Então levamos algum tempinho para organizar tudo. Várias partidas iniciais foram na base do W.O.

Com tudo começando a correr bem, a sala foi ficando cheia. Alunos e professores paravam ali pra assistir e a torcida aumentava a cada etapa do campeonato. Dava pra ver que o pessoal tava contente, principalmente os jogadores. Muitos ali estavam experimentando o jogo pela primeira vez, no entanto,  mesmo com medo, encararam as partidas firmes e fortes. Mesmo não sabendo fazer os comandos dos golpes especiais, apertando botões como se não houvesse o amanhã, ficou bem evidente que estavam se divertindo. As lutas começavam, eu jogava a pergunta "quem vai ganhar?". As respostas se misturavam na torcida. Chegamos até a brincar com as escolhas de personagens. Os mais escolhidos foram Ryu, Akuma, Kage e Blanka. E alguns estavam bem empolgados porque teria premiação. Acabei gastando dinheiro do meu bolso para comprar alguns materiais caros de papelaria como estojo e caderno.







Bom, concluindo, na minha opinião, o campeonato atingiu minhas expectativas. Pode parecer que tô me gabando, mas ele foi um sucesso e eu espero poder repetir o evento um dia, mesmo não sendo em aula de eletiva. Os alunos pediram por isso. Hoje deixo apenas as fotos para vocês, mas logo, logo vou disponibilizar um vídeo com os melhores momentos da culminância.

Brigadão, pessoal, por terem lido este textão até o final.

Comentários

Postagens mais visitadas